Lu Barbosa - Patchcolagens e Fuxicos



Nome: Luciene Barbosa
Idade: 42 anos
Marca: Lu Barbosa
Local: São Paulo

Crafter como hobbie ou profissão?
Sempre gostei muito de artesanatos, desde pequena muito curiosa p/ o que se tratava de artes, hj é minha profissão que amo e com certeza fiz a escolha certa.


Descreva seu universo craft:
 Meu universo são meus tecidos, meus botões...não consigo me ver sem eles e entrar em uma loja de avimentos e sair de mãos vazias...kkk...os tecidos então, fico enlouquecida, se vejo algo diferente, as idéias surgem.


E foi assim que tudo começou...
Tudo começou quando precisei fazer uma cirurgia cardíaca, há 2 anos atrás precisei colocar um marcapasso definitivo, na época trabalhava em uma empresa, ai logo após a cirurgia, entrei num processo depressivo e tive síndrome do pânico, fiquei afastada da empresa e depois de um ano, qdo era para eu voltar, me demitiram, mas no processo do tratamento, tenho uma amiga de infância q veio até a casa da minha mãe e pediu pra ela me levar até o ateliê dela, para ver se eu me interessava por alguma coisa de trabalhos artesanais, sempre fiz artesanatos, mas na época ñ via graça em nd e nem conseguia fazer nd, mas mesmo assim fui, na época ela estava fazendo fuxicos,mas ñ me encantei, depois de uma semana ela mandou vários fuxicos feito passo a passo, moldes..."tenho eles até hj guardado", depois de um certo tempo de tratamento me empolguei, ai resolvi fazer uns fuxicos e estou até hoje e logo depois as patchcolagens que é minha paixão.




Como sua marca surgiu?
Por um certo tempo até procurei uma marca, mas mesmo assim ñ gostava de nenhum nome...kkk...ai uma amiga me falou q todo mundo me conhecia como "Lu" para eu deixar Lu Barbosa mesmo, porque era um nome forte e ninguem ia esquecer pq é meu nome e seria fácil das pessoas gravarem, ai gostei da idéia.


Quais são suas fontes de inspiração?
Minha fonte de inspiração, é nos tecidos q vejo, paisagens, alguém com uma blusa com uma estampa, desenhos...tudo me inspira, aí ñ vejo a hora de chegar em casa para fazer kkk.


Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
O Material para mim é tudo, procuro usar os melhores, nem q seja mais caro, porque o acabamento e finalização da peça, irá perceber o resultado final, e não irá ter reclamações de clientes, porque se o seu material for bom o clientes volta e comprará sempre de você.


Quais suas preferências ao criar?
Minhas preferências para trabalhar são as blusas, já fiz em bolsas, colares, jogos de banho, mas como trabalho em uma Feira de Artesanato lá só posso expor blusas.




Você trabalha sozinha ou possue uma equipe?Conte um pouco da sua rotina de trabalho:
trabalho sozinha e não tenho ateliê, meu tempo é bem escasso, pq filho e casa para cuidar e trabalhos para fazer é complicado, mas estou feliz assim é o que importa kkk



Ao caminhar,quais são seus projetos e ideais?
Não tenho limites se tratando do meu trabalho, todos nós temos sempre o que aprender, porque nunca sabemos tudo, alguns dos meus ideais já alcancei que é o reconhecimento do meu trabalho de alguma maneira, recebo ligações diárias de todo Brasil depois que meus trabalhos começaram a ser publicados nas revistas da Editora Minuano, até agora estou em 7 revistas e mais publicações a serem lançadas, trabalho em uma Feira de Artesanato em Santo André licenciada pela prefeitura, participei do Programa Sabor de Vida...e assim vou lutando atrás de mais alguns ideais, superando meus limites, pois estou nesse mundo do artesanato em definitivo a apenas 3 anos meu blog tem apenas 1 ano ainda.


Sua sugestão para quem está iniciando:
Para quem está iniciando, que tenha um foco no que deseja fazer, pesquise, vá atrás do que será necessário para o seu trabalho e persista, com um só ideal, ter seu trabalho reconhecido primeiro, porque se ficar pulando de um trabalho para outros, o seu gasto será muito maior e vai ser dificil... além disso vai demorar para recuperar seus gastos, só invista no que for necessário. Veja o que as pessoas estão curtindo no momento e invista naquilo e seja persistente.


Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras
partes do mundo?

Diferencial no Brasil é a diversidade que temos para trabalhar com qualquer tipo de material e a nossa criatividade vai além.



Uma pequena lição de vida:
A lição de vida é a superação...superar a nossa capacidade somente nós´próprios podemos enxergar até onde podemos ir e saber dos nossos limites.


Como a Internet influencia seu trabalho?
A internet praticamente influencia em tudo, faço pesquisas praticamente o dia inteiro, troco idéias com as amigas e assim por diante.

Se você fosse um aviamento, qual seria?
Um aviamento...acho q eu seria um tecido com uma estampa bem alegre...kkk




Qual o endereço do seu blog?  

http://lupatchcolagem.blogspot.com/


Escrito por Quiane
    

10 comentários:

LU BARBOSA disse...

Amei Quiane, espero que um pouco das minha história sirva de incentivo p/ todas as amigas que estejam nesse mundo do artesanato ou que estejam iniciando, sejam persistentes...ñ desistam...nunca!!!
Muito obrigado.
Bjusss

Tia Rose disse...

Adoro as blusas que a Lu faz. Acompanho o blog dela e qualquer dia destes vou até a feira de artesanato em Santo André para conhece-la pessoalmente.
bjs
Rose

Patchcolagem - aplique disse...

Quiane
Amei a entrevista, ainda não tive o prazer de conhecer a Lu pessoalmente, quem sabe um dia... enquanto isso não acontece, somos amigas virtuais e arteiras, admiro muito ela, superou muita coisa e hoje está ai mostrando pra gente o quanto ela é talentosa. Que a luz dela brilhe a cada dia, sucesso sempre!!! Bjks.

Anônimo disse...

exessessAdorei a entrevista ... sou amiga - artesã da Lu e cada dia admiro mais a corange dessa mulher .... Bjão.

ANDRÉA disse...

Muito bacana, adorei!!!!!
A Lu faz trabalhos maravilhosos, inclusive tenho algumas camisetas.
Quiane, não conhecia o seu cantinho.
Adorei!!!!
Já estou fazendo parte dele.
Um beijo da sua mais nova amiga
Andrea

Adriana disse...

Olá meninas,não conhecia esse blog ainda,conheci os trabalhos da Quiane através do facebook,e agora encontro esse blog...uma delicia ler as entrevistas.Parabéns,continuarei a ler essas historias lindas postadas aqui.
Um grande beijo

Evart's Atelier disse...

Olá, vim conhecer o seu blog e adorei tudo por aqui. Já estou te seguindo e estarei sempre por aqui vendo as novidades. Acabei de criar um blog e gostaria muito de receber sua visita e seu comentário. Se gostar me siga tbm.
Beijos e até a próxima visitinha...

Regina L. M. disse...

oi l bom dia esta vendo deixando uma visitinha aqui no seu blog e conferindo as novidades de seu cantinho. Vejo que esta lindo, eu nao me canso de admirar seu blog e claro seus trabalhos e sugestoes que deixas para nós artesãos. Passei a ser seguidora do seu blog e te convido a conferir meu cantinho tambem, Paixão por Artesanato, e ser seguidora do meu blog, sempre atualizo com meus trabalhos em croche eu eu amor fazer, e tambem com as novidades do ramo do artesanato em geral. Se puder me ajudar, a divulgar o meu blog, eu ficaria muito grata, pois eu retribuirei tambem a vc . Te deixo um bjao Regina

Marcieli disse...

Olá!!Me encantei e já estou te seguindo...hehe
Este blog é um incentivo a todas.. Parabéns...


Artesanatos by Angela Santos disse...

Olá!!muito linda a História da Lu, faço a mesma feira que ela em Santo André e tbm tenho minha história de vida,os trabalhos dela realmente são lindos pois vejo todos pessoalmente,desejo que ela tenha muito sucesso,com a divulgação dos trabalhos dela em revistas e programa de TV.
Parabéns Quiane!
beijos!