Maria João Bijuteria




Nome: Maria João Almeida    
Idade: 19
Marca: Maria João Bijuteria
Local: Santo André, Portugal

"Crafter" como hobbie ou profissão?
 As duas coisas. Começou por ser um hobbie, e depois tornou-se no meu pequeno negócio. Como sou estudante, é difícil conciliar um trabalho com a escola. E como vivo numa terra pequena, é difícil arranjar um part-time. Portanto este é o meu part-time. Dá para eu ir juntando algum dinheiro para as minhas pequenas despesas.

Descreva o seu universo craft:
Um universo mimoso, delicado, cheio de ternura. Todas as minhas pecinhas são feitas com muito cuidado e carinho, pois acho que tudo aquilo que fazemos deve conter um pouco de nós. É isso que torna as peças únicas.


E foi assim tudo começou:
 Comecei a fazer bijuteria quando ainda estava na escola primária. Estávamos a organizar a viagem de finalistas e fizemos uma venda de artesanato. Comecei a fazer pulseiras de missangas com a minha mãe, e a partir daí nunca mais parei. Fui descobrindo novos materiais, novas técnicas e tentando melhorá-las sempre mais.

Como a sua marca surgiu?
Foi muito simples. Confesso que sou pouco criativa no que toca a nomes, portanto criei algo com o meu próprio nome. Já tinha tido outros blogues com nomes diferentes deste, mas nunca senti que combinavam muito comigo.



Quais são suas fontes de inspiração?
As salas de aula, em grande parte. Quando estou em aulas mais aborrecidas, ponho-me a desenhar peças no caderno e é nessas alturas que saem as coisas mais originais. Costumo também ver muitas revistas de moda, e às vezes inspiro-me nos looks das famosas. Trabalho numa loja de jóias, e inspiro-me em muitas peças que vejo, mas acabam por sair peças completamente diferentes, o que é bom, pois assim são originais.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Eu adoro trabalhar com Fimo. Acho que não há outro material que me dê mais prazer trabalhar como este! A quantidade de coisas que podemos fazer com ele é inacreditável, só é preciso imaginação. O talento vai-se adquirindo. Podemos usar uma infinidade de técnicas diferentes e criar cores únicas. É um trabalho 100% artesanal e personalizado.
Outros materiais que também gosto são as pérolas. São muito clássicas e intemporais, e combinam com tudo. As cores que mais gosto são os azuis de todos os tons, os roxos, os rosas. Cores muito mimosinhas :)

Quais suas preferências ao criar?
Gosto muito de fazer peças personalizadas. Adoro quando as pessoas chegam com ideias muito giras e querem transformá-las numa peça. Gosto especialmente de fazer relógios, porque todos eles têm um tema: uma cidade, um animal de estimação, a Natureza, o amor, uma profissão, algo que a pessoa goste. Acabam sempre por ter significado para quem os usa.


Você trabalha sozinha ou possui uma equipe? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Trabalho sozinha, mas conto sempre com a ajuda da minha mãe e do meu namorado quando preciso. Eles realmente são a minha salvação quando não tenho mãos a medir com o trabalho! Ajudam-me muito e fazemos uma boa equipa.

Ao caminhar (daqui pra frente), quais são seus projetos e ideais?
Gostava muito de ter um pequeno atelier para fazer e vender as minhas peças. Mas como isso está ainda muito longe do meu alcance, tenho apenas algumas lojinhas a vender as minhas peças, o que ajuda a divulgar um pouco. O objetivo de criar um atelier não seria só ter a minha lojinha, o meu próprio espaço, mas também de poder atender o público e personalizar as suas ideias.



Sua sugestão para quem está iniciando:
Não desanimem se o resultado final não ficar como planearam. Às vezes podemos não ficar muito satisfeitas com aquilo que acabámos de fazer, portanto temos duas opções: refazer (pois por um lado é bom gostarmos daquilo que fazemos), ou então deixar como está, pois só porque não gostámos, não significa que outra pessoa não vai gostar :)

Uma dica(s) sua de artesanato (na prática):
Investir muito na peça, demorar o tempo que for preciso. Desmanchar tudo e começar de novo, se necessário. O que importa é que no final nos orgulhemos daquilo que acabámos de fazer.


Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
O artesanato é diferente por toda a parte do mundo. Os estilos fundem-se e ao olharmos para uma peça podemos notar a presença de várias técnicas diferentes, de artesanato de vários países e culturas :)

 Se você fosse um aviamento (um material de trabalho), qual seria?
Seria uma medalhinha, daquelas que dão para colocar as fotografias lá dentro (lockets). Acho que são peças tão especiais, pois podem levar fotografias de pessoas de quem gostamos muito, e como são usados ao peito, estão sempre perto do coração.


Uma pequena lição de vida:
Todos os acontecimentos da vida guardam lições preciosas.

Como a internet influencia o seu trabalho?
Comunico com muitas meninas artesãs de todo o mundo. Trocamos sempre ideias entre nós e saem sempre trabalhos muito engraçados. Através da internet posso ver trabalhos de todos os tipos e inspirar-me. Também é um ótimo sítio para comprar materiais, já que há muita oferta. Encontram-se materiais lindos que vêm do outro lado do mundo, o que torna as peças ainda mais únicas.

Qual o endereço do seu blog?






Escrito por Quiane
         

4 comentários:

Sue Paula disse...

Oi, Quiane!
Adorei conhecer a Maria João e sua linda arte! Parabéns por mais esta entrevista! Linda semana para vc!
Abracinhos floridos
Sue

Rosângela de Souza Magalhães disse...

oi querida obrigada pela sua visita, pelo seu carinho, já estou te seguindo seja bem vinda sucessos! bjus!!!

Beatriz Paulistana disse...

Bom dia Quiane!!!
Fiquei muito feliz em tê-la no meu blog. Obrigada de coração.
Hoje que publiquei a dobradura do cupcake.
E este blog aqui??? Uma delícia, que idéia abençoada em apresentar artesãs através de entrevistas.
Muito chic...
Parabéns, sucesso sempre!!!
Tenha dias felizes...
Bjokas...da Bia!!!

FAZENDO ARTE disse...

Oi querida..
Adorei conhecer seu blog...
Parabens, otima semana para vc.
Sucessos! bjus!!!
Leila