Atelier Mãos de Maria

Nome: Ana Carolina Zabisky
Idade: 30 anos
Marca: Atelier Mãos de Maria
Local: Araraquara, SP


"Crafter" como hobbie ou profissão?
Um hobbie que hoje tem se tornado profissão, mais que seeeempre será um hobbie gostoso.

Descreva o seu universo craft:
Aqui em meu atelier estou em meio a feltros, tecidos, agulhas, EVAs, cola de biscuit... enfim... de tudo um pouco!

E foi assim tudo começou:
Tudo começou em 2001 quando eu me mudei para Araraquara (sou mineira, de BH), a partir de um chamado muito forte que senti de Deus... vim morar em uma comunidade católica. Assim que vim pra cá, aprendi o bordado em ponto cruz e começamos a vender toalhinhas bordadas para nos ajudar no sustento financeiro da comunidade. E comecei a perceber quão gostoso o artesanato era! A partir daí, eu fui - junto com outras meninas da comunidade - me enverdedando por outras técnicas que eu gostava mais como o biscuit. Passei muito tempo "só" biscuitzando mas a partir das festinhas de aniversário do meu filho - que nasceu em 2006 - fui inventando moda em outros materiais como o E.V.A. e atualmente, o feltro!

Como a sua marca surgiu?
O nome do Atelier MÃOS DE MARIA surgiu da minha experiência com o artesanato. Através do bordado em ponto cruz tive uma cura muito linda através do ventre e das "Mãos de Maria". Desde então, sempre desejei ser como Maria - no olhar, no falar, no andar, no ser esposa, ser consagrada - e por que não no jeito artesanal, não é? Eu tinha um quadro em minha casa onde era retratada a família de Nazaré e Nossa Senhora estava bordando enquanto o Menino Jesus brincava e São José trabalhava na carpintaria.. e eu contemplava aquele quadro, olhando o zelo, o cuidado de Maria com o seu artesanato... ficava olhando para as mãos de Nossa Senhora... daí, eu quis honrar e espelhar em Maria e assim surgiu o nome do Atelier que com muito carinho cuidamos...

Quais são suas fontes de inspiração?
A minha fé, a Igreja com todas as suas riquezas... Jesus, Maria, a vida dos santos... tudo isso muito ligado ao universo infantil... eu adoro criar coisas "fofas", digamos assim... Representar o religioso de uma maneira muito lúdica, colorida, fofa... tudo o que é fofo me inspira.


Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Atualmente tenho me rendido demais ao feltro... tenho amado trabalhar com ele, com aquilo o que eu posso criar a partir dele... quanto às cores, pessoalmente, eu gosto muito da combinação marrom/rosa, marrom/azul...

Quais suas preferências ao criar?
Eu adoro criar peças religiosas/católicas/cristãs... chaveirinhos de santinhos, do Sagrado Coração de Jesus, anjinhos, enfim... eu adoro dar uma carinha fofa ao Sagrado, àquilo o que é Santo... eu adoro representar, no artesanato, aquilo o que eu amo, o que eu adoro...

Você trabalha sozinha ou possue uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Trabalho sozinha... mas sonho em ter uma ajudante... minha rotina é muito corrida e infelizmente tenho negado encomendas pela falta de tempo de fazer... além do trabalho no atelier, tenho todos os afazeres da minha casa, da comunidade, da webradio católica que temos, enfim...é muito serviço, graças a Deus! Mas eu me dedico ao atelier, às tardes, quando o meu filhotinho está na escola. É meu tempinho livre que uso pra pôr a mão na massa. Amo!!!!!


Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?
Meus projetos? hummm... meu desejo é continuar criando, criando, criando... eu tenho um desejo de um dia conseguir criar tudo o que palpita e fervilha nessa cabeça aqui... risos.

Sua sugestão para quem está iniciando:
Navegue muuuuuuuuuuuuuuito pela internet, pelos álbuns do FLICKR, blogs, fotologs de artesãs... namore as peças que outras arteiras fizeram, encante-se com elas e vá, inspirada por esses trabalhos, criando as suas coisinhas... aos poucos as suas peças começarão a ter a sua própria identidade, sua carinha, sua assinatura (pelo menos foi assim comigo kkkk)

Uma dica(s) sua de artesanato:
Nossa meninas, eu não me sinto à altura de dar dicas ainda não... estou começando agora no mundo do feltro... mas, para quem estiver começando como eu, vai uma dica que eu tenho experimentado e que tem facilitado meu trabalho aqui que é o de rechear aos poucos a pela em feltro com o enchimento... por exemplo, se vc estiver fazendo um chaveirinho de bichinho, ao costurar, vá já enchendo os cantinhos (uma voltinha que tenha a peça). Não deixe para encher no final pois você terá mais dificuldades.


Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
Nossa, eu não tenho muito contato com o artesanato lá fora não... uma coisa ou outra que vejo internacional, é pelo FLICKR (amo passear por lá). Mas eu acho que aqui no Brasil, tem tanta coisa linda, tantas artesãs que fazem o mundo mais colorido, mais fofo, não é? O nosso artesanato não deixa devendo nada a ninguém não...

Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?
Ixi... o que será que eu seria hein? Na verdade, eu acho que eu ia querer ser um bastidor de bordado em branco, para que Maria pudesse, com suas mãos, bordar em mim, ponto a ponto, o que Jesus pedisse que ela fizesse em mim.

Uma pequena lição de vida:
Com Deus até o fim, mesmo sem entender!

Como a internet influencia o seu trabalho?
Sempre influenciou muito!!!!! Desde o comecinho... é nela que eu vou navegando, olhando as galerias, as artes de outras artesãs... onde eu fico contemplando as lindezas... é pela internet também que a maioria das pessoas conhecem o meu trabalho, fazem suas encomendas, enfim... é uma grande vitrine, onde podemos expôr nossos produtos.

Qual o endereço do seu blog?

3 comentários:

Sue Paula disse...

Meninas!
Parabéns por mais uma entrevista. Vou lá conhecer o blog.
Abracinhos
Sue

Juliana! disse...

Que linda a entrevista da Ana,uma pessoa abençoada por Deus :)

Beijos

Jana Maria. disse...

Olá, estou seguindo o seu blog e venho acompanhando as entrevistas já a algum tempo. Acho muito legal pq enrriquece muito nosso trabalho, principalmente para mim que não conheço muitas pessoas da área.
Parabéns e continue assim!
Se puder, passa no meu blog para conhecer meu trabalho: www.modaemcasa.blogspot.com
Bjsss