Luskidoca


Nome: Lúcia Helena dos Santos Oliveira
Idade: 54
Marca: Luskidoca
Local: Cabo Frio - Rio de Janeiro

"Crafter" (artesã) como hobbie ou profissão? 
Profissão

Descreva o seu universo craft:
Eu trabalho com pintura em tecido, madeira, eva, tela,seda e papel.
Gosto de materiais recicláveis como: Filtro de café, garrafa pet, escamas de peixes .
Enfim costurar,pintar,tingir.



E foi assim tudo começou:
Eu fiquei desempregada, estava com tempo livre entrei em uma loja onde estava acontecendo um workshop de pintura em tecido fiz minha inscrição participei,gostei e fiquei.Aprendi a técnica, comecei a pintar panos de pratos e vender para parentes e amigos, entrei em outro curso para aprimorar mais a técnica até que um grupo de senhoras me pediram  para ensina-las em casa. Aceitei o desafio e assim estou até hoje.Aí surgiram mais cursos e não parei mais.

Como a sua marca surgiu?
Era o meu apelido de criança que resolvi registrar.

Quais são suas fontes de inspiração?
Livros, revistas, internet, meu irmão que também é artesão, meus filhos com ideias diferentes para presentear principalmente crianças.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
As tintas e suas cores me fascinam, pintar na seda é maravilhoso, usar materiais como açúcar,sal grosso,cera e guta. Pintar tecido,tela, madeira.Reciclar filtro de café,garrafa pet, escamas de peixes, costurar,pegar um pedaço de pano e transformar em uma roupa  ou criar uma boneca. As cores que gosto são o vermelho, laranja, azul,cores forte vibrantes.




Quais suas preferências ao criar?
Depende da fase rsrs, gosto de bonecas. 
Você trabalha sozinha ou possui uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Trabalho sozinha, no meu fuzuê.rsrs Quando tenho encomendas em grande quantidade ai sim convoco a turma, marido, filhos e netos.
Na parte da manhã sou do lar, faço as tarefas de casa, depois do almoço é que costumo mexer.Agora trabalhar mesmo eu prefiro a noite depois que todos se recolhem  aí fico que nem pinto no lixo.rsrs Telefone não toca,ninguém chama no portão é só produzir.




Ao caminhar (daqui pra frente), quais são seus projetos e ideais?
Tenho  alguns projetos na gaveta um deles é montar meu ateliê,outro é montar um blog com os cursos.
Voltar dá aula para a terceira idade que é muito enriquecedor.

Sua sugestão para quem está iniciando:
Não desistir na primeira dificuldade. Se errar faça de novo quantas vezes forem necessárias, a prática leva a perfeição.



Uma dica(s) sua de artesanato (na prática)
Ser caprichoso no acabamento, usar material de boa qualidade e ser pontual na entrega. Cliente satisfeito volta e indica outros clientes.


Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo? 
É a criatividade. O Brasileiro consegue tirar leite de pedra, ele tem amor no que faz.
 Deus caprichou na nossa criatividade!



Se você fosse um aviamento (um material de trabalho), qual seria?
 Sem dúvida  seria uma tinta e um pincel para sair por aí colocando cor,brilho e luz na vida. 

Uma pequena lição de vida:
Resignação, coragem, amor e fé na luta contra o câncer do meu irmão. Dia 16 de Julho faz um ano que estamos nessa luta.



Como a internet influencia o seu trabalho?
Na resposta rápida nas pesquisas, na troca de informações.Nas tendências e novidades.
Não consigo me imaginar sem internet

Qual o endereço do seu blog? 
Luskidoca Artesanato – 

e-mail:
luskidoca@ig.com.br
olivesan_lh@gmail.com


Escrito por Quiane
      

2 comentários:

Arte Com Quiane disse...

Obrigada pela entrevista Lúcia! Te desejo todo sucesso do mundo e que Deus abençoe a sua vida e a vida do seu irmão, que ele seja curado em nome de Jesus!!
beijinhos
Quiane

Rúbia Kenes disse...

oiiiiiiiii lindaaaaaaa, estou te seguindo este tmb,parabéns pelo blog!!! beijinhosssssss

http://rubiaartes.blogspot.com.br/