A Margarida Curiosa


Nome: Sabrina Abreu
Idade: 31
Marca: A Margarida Curiosa
Local: São Roque/ SP


"Crafter" como hobbie ou profissão?
No início era hobbie, fazia camisetas para ter uma renda extra e ajudar na faculdade. Com o tempo a dedicação ficou maior e o que antes era hobbie virou profissão.

Descreva o seu universo craft:
No meu cantinho (ateliê) vivo rodeada de botões, linhas, máquina de costura, tecidos e papéis. Coloco uma música e aqui passo um bom tempo.

E foi assim tudo começou...
Começou com minha mãe que sempre me levava aos cursos que ela fazia, pintura, costura e em casa eu fazia minhas artes.
Com o tempo fiz aula de estilismo, aquarela em seda, mas não tinha um espaço próprio para trabalhar e deixar a “bagunça”.
Fui estudar Publicidade e Propaganda, mas sempre produzindo alguma coisa.
Em 2005 surgiu à ideia de montar algo próprio e no início de 2006 nasceu A Margarida Curiosa.


Como a sua marca surgiu?
Sempre quis ter um negócio próprio, mas não sabia por onde começar. Com a produção das camisetas aumentando a criação de uma marca e identidade era o caminho mais certo, pois agregam valor ao teu trabalho.
Tinha a idéia, mas não tinha nome. Resolvi fazer um brainstorm (chuva de idéias), marquei no meu caderno uma lista de tudo que vinha a minha cabeça, relacionado ao trabalho que queria desenvolver e o que gostava.
No final sobraram nomes como margarida que adoro, botões e como sempre fui curiosa, resolvi juntar tudo.
Desde o início o intuito era contar uma história, de muita cor, trabalho, diversão e amor. E confesso que tem dado certo e a cada dia fico mais orgulhosa.

Quais são suas fontes de inspiração?
Sou uma pessoa visual, então tudo que tem cor me chama atenção.
Sempre busco detalhes para inserir nas minhas peças, acho que fazem muita diferença.
Pesquiso muito, tenho uma pasta de inspirações que quando me falta algo dou uma corridinha lá.

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Adoro turquesa, vermelho, Pink e verde. Agora materiais, botões e zípers.


Quais suas preferências ao criar?
Entro no ateliê de manhã, coloco um som que me inspira. Adoro trabalhar com música, mas confesso que as vezes tem coisa que não da certo aí desligo tudo e fico no silêncio.
Apesar de trabalhar durante o dia, digo sempre que a noite é o melhor horário para organizar as idéias tudo esta silêncio e nada te incomoda.
Ando sempre com um bloquinho e caneta do lado, vai que surge uma ideia não da para desperdiçar..rs

Você trabalha sozinha ou possue uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Eu trabalho sozinha, mas tem uma equipe por traz, minha família. Quando as coisas começam a pegar fogo aqui no ateliê todo mundo entra para ajudar, minha mãe, irmã e meu pai que vai ao correio.
Sem eles confesso que seria difícil.
Um dia nunca é igual ao outro, sempre tem alguém que visita o ateliê para ver as peças ao vivo ou faço a entrega pessoalmente.
Procuro seguir horários, para ficar mais organizado e resolver melhor as coisas, mas sempre tem a exceção.
Dias que você precisa fazer compras de tecidos e aviamentos. E não esquecer o time para o cafezinho para relaxar um pouco.


Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?
A Margarida Curiosa já possui firma aberta, CNPJ essas coisas, então o próximo passo é registrar a marca.
E isso já esta bem perto de acontecer. Quero abrir uma loja física também para que as pessoas possam encontrar não só os meus produtos como de outras crafters.
Sua sugestão para quem está iniciando:
Faça tudo com muito amor e carinho, não desvalorize seu trabalho. A sua dedicação com certeza transparece nas tuas peças e isso depois de pronto é muito bom de ver.

Uma dica(s) sua de artesanato:
Um vez num workshop de artesanato, aprendi com um anjinho que ao fazer um “V” invertido na parte arredondada das peças, faz com que elas tenham um melhor caimento.
E isso faz parte de mim agora, sempre que estou trabalhando numa peça arredondada lembro.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
Para mim o brasileiro é criativo por natureza, temos uma infinidade de materiais em nossas mãos e você vê coisas maravilhosas sendo produzidas.
Destaco sempre o trabalho de materiais reciclados, viram obras de artes nas mãos de excelentes artesãos.


Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?
Botão de cor viva. Aplicados a uma peça sempre dão um lindo visual.

Uma pequena lição de vida:
“Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma.” Ghandi

Como a internet influencia o seu trabalho?
A Margarida Curiosa é uma loja online. Na internet atualizo tudo o que acontece por aqui, vendo, faço orçamento, troco informações.
Claro que muitas vezes tem o fator olhar, as pessoas querem ver de perto o produto e isso acho que a internet não vai substituir. O toque, ver os detalhes das peças ao vivo, sentir o tecido com as mãos.


Qual o endereço do seu blog?



7 comentários:

Mirane Mcleslie, Canada, Ontario disse...

Ola Meninas,

Adorei a entrevista! Nao conhecia a Sabrina, achei lindos os trabalhos.
Parabens a Sabrina e a vcs pelo sucesso da entrevista!

Beijos

Mi

Sue Paula disse...

Carine e Quiane, parabéns por mais uma entrevista. Vou lá conhecer o blog.
Tenham uma semana abençoada de muita paz!
Abracinhos
Sue

Sabrina disse...

Obrigada pelo carinho Mirane, Sue, Carine e Quiane...bjÜ Sabrina

Julia Sáddi disse...

Oi Sabrina, prazer! Adorei conhecer mais sobre você e seu mundo craft, parabéns!
1 Abraço Carinhoso, Julia Sáddi

Juliana! disse...

Adorei a entrevista!

Beijos

Anônimo disse...

Oi meninas que linda entrevista, adorei parabéns a Margarida curiosa amei o nome tbm,rsd! E me indentifico muito com a Sabrina, que Deus a abençoe muito e que teus projetos sejam abençoados!

Margaritas Art's disse...

Amei a entrevista.. sou suspeita de falar pois a Sabrina sempre foi uma inspiraçao pra mim adoro ela bjos pra ela e pra Quiane !!!