Um Ponto no Pano Craft Estúdio


Nome: Simone Patricia Reeck Watzko
Idade: 37 anos
Marca: Um Ponto no Pano Craft Estúdio
Local: São Bento do Sul - SC
.

"Crafter" como hobbie ou profissão?
Como hobbie, mas na esperança de que vire profissão.

Descreva o seu universo craft:
Colorido, cheio de idéias, misturado a tecidos, linhas e amor pela arte...
.
.
E foi assim tudo começou:
Sonho em entrar para esse mundo a muito anos, sempre fui meio arteira. Aprendi a fazer trico e crochê ainda criança, bordado, Ponto Cruz... Bijouterias, pedrarias...mas nunca consegui seguir a diante, adorava fazer, ver acontecer, construir..... mas sempre me facinei por peças em tecido. Nunca tive condições de iniciar este tipo de artesanato, pois Patchwork era um mundo distante para mim, encontrava somente tecidos importados, muito caros, todos os acessórios eram (alguns ainda são) caríssimos, um hobbie inacessível, cursos? onde? Somente em grandes cidades. Mas nunca deixei de comprar revistas, tenho umas antigas em casa, ficava vendo e sonhando com o dia que iria conseguir fazer algumas daquelas bonecas. Confesso que ainda não fiz essas, mas agora sei que estou quase lá, pois hoje, encontramos com muito mais faciliadade os tecidos, nacionais mesmo, lindos e com um preço acessível e também materiais e cursos, cursos estes que pretendo este ano fazer sim, e ainda não consigo acreditar que está chegando o tempo tão esperado. Então tudo começou de um sonho, mas finalmente começou a se tornar realidade...

O meu trabalho hoje é em Feltro e começou assim: vendo esses trabalhos lindos na net, coloridos, expressivos, fiquei pensando, esse acho que consigo fazer sim.. sem cursos, é só comprar uns pedaços de feltro, linhas agulhas fitas botões eu tinha tudo isso em casa, pois adorava ir a armarinhos, e sempre comprava alguma coisa, com o sonho de começar a fazer minhas bonecas......., e sonzinha, com a cara e coragem, fiz meu primeiro ponto caseado, unindo dois recortes em formato de flor... adorei o resultado e não parei mais, pesquisei e fiz váias peças de natal, para mim mesma... e agora não paro mais... hehe.. mesmo realizando meu sonho do Patchwork, o feltro vai ficar pra sempre em minha vida.....

.
Como a sua marca surgiu?
Pensei em fazer uma marca, assim que resolvi colocar meus primeiros passos na Internet, Orkut foi o primeiro, o Blog e Flicker demorou um pouco mais, mas já no Orkut tinha que fazer uma página específica e com uma marca só minha... depois de muito pensar e pesquisar, surgiu a idéia.... TUDO COMEÇA NO PRIMEIRO PASSO, tudo tem inicio pequeno e modesto, depois se transforma cresce....... e como meu mundo é de agulhas, linhas e pontos..... então tudo começa NO PRIMEIRO PONTO... ai surgiu... UM PONTO NO PANO...sem esse ponto nada acontece.. começa com UM e se tranforça em muitos, unidos, colocando sua idéia ali na sua frente, quase viva...

Quais são suas fontes de inpiração?
O colorido, a beleza das formas... Tudo me inspira.. a própria vida inspira, e não tem nenhuma melhor do que esta...

.
Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Bom, os meus relatos acima, devem responder isso muito bem heheheeTecidos, Feltro, botões, cordas, palha adoro o universo country... fitas..nossa.. uma infinitade de coisas...

Quais suas preferências ao criar?
Não tenho muita preferência não, eu adoro na verdade os detalhes, amo criar os detalhes finais..... minha peça demora 5 horas para ficar pronta, trabalhei nela 1 ou 2 horas na confecção básica, e 3 horas na finalização, acabamento, estudando com carinho cada detalhe...Como já falei, adoro bonecas e todo o seguimento, bichos, apliques de bichos e bonecas...... mas tbm gosto de decoração.. acho que ainda não encontrei aquela peça, a chave, estou a procura dela.. mas enquanto isso, vou onde o vento me leva...
.
Você trabalha sozinha ou possue uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Trabalho sozinha, trabalho com craft por hobbie, então, não tenho uma rotina estabelecida, recebo uma encomenda, faço alguma peça para presentear ou para mim mesmo e uso minhas horas vagas para isso.
...
Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?
ai, ai ai...hehe.... acho que já respondi isso, me empolguei na primeira pergunta.....
Meu projeto é entrar de cabeça no Patchwork, fazer cursos, aprender e me perder no meio de tantos tecidos lindos, criar muito, me aprimorar cada vez mais no feltro e ai sim, estabelecer um caminho certo a seguir, se continuo apenas como hobbie, se me profissionalizo, e o principal, seguir sempre a minha imaginação...

.
Sua sugestão para quem está iniciando:

Tente sempre sem desistir, a gente erra na primeira, na segunda e as vezes até na terceira.. mas se é isso mesmo que você quer, persista, se aprimore e siga seu instinto...

Uma dica(s) sua de artesanato:

Eu acho importante a qualidade, sempre procuro usar produtos bons... o acabamento tbm é importante, tem que ser feito com capricho, cuidar com cada detalhe, o capricho e o amor é fudamental em cada peça, assim ela se diferencia de muitas....

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?

Bom, tenho sites de amigas na Italia, Portugal, Inglaterra, todas voltadas para o Patch e Feltro... lindos trabalhos, um sonho.... mas comparando com muitas artesãs do Brasil também temos trabalhos lindos, cada um a sua maneira com sua assinatura, alguns do exterior se diferem pela qualidade de material usado, materiais diferentes, talvez com mais qualidade, dos que temos aqui no Brasil ficam caros e muitos nem existem, mas nem por isso, deixamos de inovar...



Se você fosse um aviamento, qual seria?

Uma linha.... ela quem une tudo, ela que tem a força de segurar de montar, sozinha é fina e frágil, precisa ser intrelassada. Unindo cada ponto transforma-se em uma fortaleza de força e beleza...
Uma pequena lição de vida:Fé, Humildade, Paciência, persistência e amor.... é um ótimo inicio para tudo...

Como a internet influencia o seu trabalho?

Muito, pois sem a internet, eu não iria conhecer o trabalho em feltro como conheço... Encontrei muitas idéias, muitas amizades e parcerias. Tudo que fiz e sei até hoje, na área de feltro, só sei por causa da internet.

Qual o endereço do seu blog?

10 comentários:

ATELIER CORES E FORMAS disse...

MUITO LINDO AMEI ESSA ENTREVISATA.BJUS FÁTIMA

Fernanda Bahiense disse...

Amei a entrevista!
Também faço artesanato por hobby e concordo plenamente: Queria que virasse profissão!!

bjs

Sue Paula disse...

Boa tarde!
Adorei conhecer a Simone através da entrevista. Agora vou até seu blog conhecer mais do seu trabalho.
Parabéns, meninas, pelo Entrevista com Quiane.
Abracinhos
Sue

Mali Pering disse...

Ai, que legal1 Que sonho1 Sabe, meu interesse também é que vire uma profissão, fazer scrap! E desejo aprender a costurar muito bem essas coisinhas úteis para se usar.

Bjos, Carine, adorei este lugar.

Julia Sáddi disse...

Quanta coisa linda, quanto talento e criatividade!!! Parabéns, amiga!!!
1 Abraço Carinhoso, Julia Sáddi

Unknown disse...

Que entrevista gostosa e inspiradora, parabéns a todas.

Michelle Damo disse...

Parabéns pela entrevista e tbm pelos lindos trabalhos realmente vcs que trabalham com artesanato são verdadeiras artistas.

Grande beijo e sucesso.

FERNANDA FELIX disse...

Adorei a entrevista....
Te convido a conhecer meu trabalho e meu blog....
Abraços
Fe Felix - Santo Andre - SP

Um Ponto no Pano Patchwork disse...

Oi amigas!!!.. muito obrigada a todas... todo os recados são especiais.... estou amando todo esse carinho... irei visitar pessoalmente cada uma de vocês para agradecer, conhecer o blog e seguir..., aguardem que logo terão minha visitinha....

Quiane e Carine, obrigada flores, realente não vi, pois nem sempre consigo visitar o blog todos os dias...adorei a surpresa, foi deliciosa e inspiradora, estava precisando de algo assim por esses dias, um grande beijo... e novamente obrigada a TODAS!!!

Balaio de Artes by Mary disse...

Amiga Simone, amo seus trabalhos e vc sabe disso... não podia deixar de prestigiá-la nunca... Parabéns pela entrevista, pela força, pela determinação e persistência!!! E obrigada pela amizade!!!
Beijos carinhosos.

Marilza