AmoCraft


Nome: Viviane Ahrens

.Idade: 32

Marca: AmoCraft

Local: Rio Grande - RS
.

.

"Crafter" como hobbie ou profissão?

Sempre admirei os trabalhos artesanais, mas o importante para as pessoas foi sempre estudar, formar e ter sucesso e você passa a achar que aquele é também o seu sonho, me formei em engenharia civil, não que estudar não seja importante, é sim abre a sua mente para mais conhecimentos, mas porque não pode andar lado a lado com o que gostamos e assim até influenciar a sua decisão de formação. Até que num momento da vida tudo virou em minha vida e entrei de cabeça no artesanato e me apaixonei pelo mundo dos tecidos e hoje sou crafter como profissão e hobbie.
.
Descreva o seu universo craft:

Meu universo craft é cheio de tecidos, botões, linhas, fitas, rendinhas e zípper. Busco inspirações na internet e gosto de compartilhar tudo que encontro.
.

.

E foi assim tudo começou:

Aprendi com uma amiga o fuxico e fiquei encantada com a variedade de flores que era possível criar apenas através de círculos de tecido. Depois comecei a fazer um curso de crochê, aprendi os pontos básicos, mas eu sou uma pessoa autodidata e acabo aprendendo e pegando as coisas muito rapidamente e, com isso fui parar na internet buscando mais, encontrei tanta coisa que comecei a ter o desejo de compartilhar.

Nesse momento surgiu o blog em minha vida, foi onde comecei a postar todas as idéias que encontrava na internet, mas ainda sem praticar muito. O blog fez um ano em jan/2010 e neste mês, uma pessoa maravilhosa, a Deusa do blog Vasinhos Coloridos entrou em contato e fez a primeira encomenda sem eu nunca ter anunciado nada, fiquei radiante de alegria.

Assim surgiu a crafter como profissão, desde então, tenho recebido várias encomendas e estou sempre aprendendo.

Como a sua marca surgiu?

Quando entrei na internet em busca de aprendizado me deparei com a palavra craft e buscando o seu significado vi que estava relacionado ao artesanal, ou seja, a tudo o que era feito à mão e com criatividade, então, não tive dúvidas eu Amo Craft.
.

.

Quais são suas fontes de inspiração?

Minha inspiração vem da internet, revistas e também das coisas que estão à nossa volta.
.
Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:

Adoro tecidos, fitas, botões, sianinhas, rendas e me encanto com as estampas variadas dos tecidos se pudesse acho que teria uma coleção deles.
Quanto as cores que mais gosto são rosa, lilás, preto, vermelho e azul.
.
Quais suas preferências ao criar?

Gosto muito de almofadas, uma casa com almofada sempre fica bem aconchegante. Mas também gosto de coisas que são úteis para as mulheres como necessaire, niqueleira e carteira. E ao fazer uma peça por mais que seja ensinado na internet, o importante é ter o seu jeito de fazer e o seu toque para um diferencial.
.

.
Você trabalha sozinha ou possue uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:

Eu trabalho sozinha. Minha rotina de trabalho vai de acordo com a rotina da casa e de coisas que preciso fazer além disso.
.
Ao caminhar (daqui pra frente), quais são seus projetos e ideais?

Quero continuar a aprender tantas coisas lindas que vejo e me inspiro e tenho o sonho de ter um ateliê, um dia chego lá!
.
Sua sugestão para quem está iniciando:

Não desista se este é um sonho e algo que realmente goste, o início é mesmo difícil, a gente erra bastante, o aprendizado só acontece com o erro e quanto mais se pratica vamos aperfeiçoando.
.
.
Uma dica(s) sua de artesanato:

Minha dica é em relação aos tecidos, algumas pessoas já entraram em contato perguntando que tecido utilizo e coloco uma dica que aprendi na internet.

Prefiro trabalhar com o tricoline, que é um tecido 100% algodão e tem mais fios por polegada. Coloco o tecido, ainda dobrado, de molho em um balde/bacia com água por pelo menos 10 min, se forem várias estampas é melhor colocar separado. Isso fará com que o tecido encolha e não dê problemas no seu trabalho depois.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?

Na minha opinião esses diferenciais estão ficando cada vez mais estreitos, pois com a globalização e a internet, as pessoas de outros países aprendem com os artesãos daqui e o brasileiro aprende com os de fora. Acho que todos temos a ganhar compartilhando e aprendendo! O diferencial mesmo vai existir nas artes que trabalham com materiais locais, como o capim dourado, os trabalhos com sementes e outros.
.

Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?
.
Se eu fosse um aviamento eu seria a linha, que está ali unindo tecidos e idéias, quase não aparece, mas é tão importante quanto todos os elementos que constituem o produto final.
.
Uma pequena lição de vida:

Cargo, status e carreira não tem importância no momento em que você decide ser feliz, não vejo o tempo passar quando estou em blogs ou fazendo uma encomenda, ao contrário de pessoas que contam o tempo para sair do trabalho.
..
Como a internet influencia o seu trabalho?

Na verdade tudo começou com a internet, o meu blog, a primeira encomenda e a lojinha. Então ela é uma grande ferramenta e impulso em meu trabalho.
.

Qual o endereço dos seus blogs?



18 comentários:

Luciana Casado disse...

Que legal ter chamado a Vivi para está entrevista, Quiane! Acompanho o blog da Vivi a algum tempinho e adorei saber um pouco mais sobre ela no mundo craft!
Bjus, Lu

Unknown disse...

Obrigada meninas! Por divulgarem aqui meu trabalho e um pouco da minha história.
Beijos!!!

Entrevista com Quiane disse...

Querida Vivi,

Nós é que te agradecemos por você aceitar o nosso convite, ter você aqui compartilhando com todos um pouco da sua história é muito especial!

Desejamos a você muito sucesso!!!

Beijos, com carinho...
Carine e Quiane

Calma que estou com pressa! disse...

olá Quiane - ótima entrevista com a fofa da Vivi- e já a conheço muito tempo ela é mineira que está no sul e eu sou gaúcha que estou em minas né vivi
eu sempre admirei e sempre falo para as amigas blogueiras da vivi , ela é aquela que aprende, faz, vende, e repassa para gente em egoísmo, egocentrismo, ela é uma pessoa simples, do bem , e de bem com a vida e a amigona- e so faz coisas lindas - parabéns as duas
bjs

Nuestras meriendas y manualidades disse...

Hola he visitado su blog y me han gustado mucho sus trabajos
Saludos:Mayte

Unknown disse...

Parabéns, meninas a cada entrevista , mais inspiração, é muito bom saber como pensam pessoas queridas e talentosas como a Vivi .

bjim

Mãe da Rita disse...

Já conhecia as lindas criações da Viviane e gostei muito de saber um pouco mais sobre ela :-)

Fernanda disse...

Queria dar os Parabens ao blog, por fazer entrevistas tão bacanas!
eu tb acompanho o blog da Viviane, e foi muito bom ter conhecido ela melhor.

beijos

Fernanda

Fernanda Reali disse...

Admiro o trabalho da Viviane e, mais ainda, a generosidade dela compartilhando os PAPs de tudo o que faz. Sucesso, Vivi, porque tu mereces!!!

vou retuitar para meus followers agora!

bjs

Ana Kroetz disse...

Parabéns pela linda entrevista com essa menina tão querida! Apesar de muito jovem já tem muito o que ensinar...
Bjs,Ana.

Karla Jeanne disse...

Que bacana a entrevista com a Vivi.. ela relata algo que começa a acontecer comigo também por isso me identifico muito com ela e por essa razão adoro o blog dela...BJKS DE KARLA

Julia Sáddi disse...

Oi Vivi, prazer! Meu nome é Julia, Julia Sáddi e a-d-o-r-e-i saber um pouco mais sobre você e sobre seu amor às artes! Amei as flores em patch!!! Abraço carinhoso, Julia Sáddi

Soraia Melo disse...

Parabens Vivi, adoro seu trabalho e amo Craft como vc :)
Desejo todo sucesso do mundo, pois vc merece!
Adorei conhecer mais de vc tb,
beijinhos carinhosos
So

Isabel Meira disse...

Não podia ter escolhido uma entrevistada melhor... o trabalho da Vivi é 10!!

Unknown disse...

Sou fã da Vivi e dos trabalhos dela, adorei ver ela aqui. Parabéns! Uma braço carinhoso, Eli

Rosimonica disse...

Obrigada Qui,linda a entrevista com a Viviane.Gostaria de deixar registrado aqui,que foi atráves do blog Vivi que conheci o seu,depois o sonho lilás da Dagnar, e muitos outros.Hoje so tenho a agradecer e pedir à DEUS que as abençoe grandemente.Beijos,e fiquem com DEUS.Compartilhar é ato de amor.

Carmem Rubim disse...

Olá
Parabéns à Quiane e Carine pela maravilhosa idéia e iniciativa em apresentar pessoas com trabalhos tão lindos!
Muito legal a idéia da corrente entre as artesãs.
Vivi, parabéns pela entrevista e pelo empreendedorismo!!!
SUCESSO AMIGA!!!
Beijos

Fernanda Fernandes disse...

Conheci seu blog agora pela entrevista com a VIVI uma fofa talentosa...seus trabalhos são lindos me indentifiquei muito com ela nesta entrevista e a conheci melhor ...que bom adorei!!!

PARABÉNS QUIANE E VIVI!!