1001 Feltros

Nome: Luciana Ferreira Damiano
Idade: 38 anos
Marca: 1001 Feltros
Local: São Paulo-SP


"Crafter" como hobbie ou profissão?
Os dois. Trabalhar com o que gostamos de fazer é uma benção.

Descreva o seu universo craft:
Hum...eu gosto de quase todo tipo de trabalho manual, gosto de ter revistas de artesanato por perto, aprender coisas novas, tentar sem medo de errar, só assim sei o que me faz bem. Gosto de estar entre agulhas e linhas, entre tecidos e botões, novelos de lã, cestas de vime, palha, papéis coloridos ou não, lápis, borracha....Meu universo craft se expande a cada nova experiência.



E foi assim tudo começou:
Eu desenho desde muito pequena, desenhava as frutas da fruteira, meus irmãos, meus bichinhos de pelúcia...essa foi minha primeira arte, o desenho a grafite. O que hoje, me ajuda muito na hora de elaborar moldes. Cresci vendo minha mãe tricotar, crochetar, bordar, costurar....na escola primaria também aprendi muitas tecnicas diferentes nas aulas de Educação Artistica. Tudo eu assimilava.Trabalhar com artesanato era um sonho.Acabei fazendo muita coisa diferente antes de "tentar a vida" como artesã. A necessidade de estar em casa com minhas filhas e obter uma renda foi, na época o que me fez decidir.

Como a sua marca surgiu?
Eu pedi para meu pai, redator, fazer uma lista de nomes, e junto com meu marido fomos riscando alguns, alguns dos que gostamos já existiam e 1001 Feltros ficou da idéia de que muito se pode criar com esse material.


Quais são suas fontes de inspiração?
Minha família, a natureza, desenhos animados, outras artesãs, materiais novos, revistas, programas de artesanato, internet, feiras de artesanato...

Conte sobre os materiais e as cores que mais te encantam:
Gosto de trabalhar com todas as cores, mas me chamam a atenção os diversos tons de laranja, verde e marrom.


Quais suas preferências ao criar?
Adoro dar vida aos projetos das minhas clientes, fazer coisas novas, e peças únicas.




Você trabalha sozinha ou possue uma equipe ? Conte um pouco como é sua rotina de trabalho:
Eu trabalho sozinha. Mas conto com o apoio moral e os papites do meu marido, que desde o início me deu a maior força e estímulo para começar a trabalhar com feltro, fez o investimento inicial e vibra comigo a cada encomenda bem sucedida e elogio das clientes.

Ao caminhar, quais são seus projetos e ideais?
Aprender mais para poder aprimorar sempre meus trabalhos, conhecer novas artes e materiais e poder agregar, expandir meu horizonte craft. Participar de uma feira de artesanato pode ser uma experiência interessante.



Sua sugestão para quem está iniciando:
Não tenha medo de errar. Se a primeira peça não sair como você imagina, faça novamente, faça de outro jeito. Cada pessoa tem sua maneira de costurar, bordar, pintar...o que serve para um, pode ser muito difícil para outro, ache sua maneira de fazer. E, muito importante, não tenha medo de perguntar, existem pessoas maravilhosas sempre prontas a ajudar.


Uma dica(s) sua de artesanato:
*Para costurar feltro, prefiro a linha para pesponto, depois que conheci essa linha, não uso mais a de costura comum. E para alguns acabamentos, linha de crochê ou até mesmo lã.
*A cola Pegamil artesanato (adesivo universal) foi um achado. É prática, limpa e seca rápido, deixa em peças delicadas um acabamento melhor do que a cola quente.
*Para trabalhos em grande quantidade, ter várias agulhas com as linhas das cores que vai utilizar já enfiadas facilita e agiliza muito o trabalho.
*Se for trabalhar no sofá por exemplo, coloque uma almofada no colo deixando seu trabalho mais alto, e evite dores nas costas.
*Queime ligeiramente as pontas das fitas de cetim para que não desfiem.
* Caixas de sapato decoradas e forradas são ótimas para organizar materias de artesanato.
* Recicle!!!
.

Na sua opinião qual o diferencial do artesanato do seu país com o artesanato de outras partes do mundo?
Não acho que exista um diferencial, cada país traz em sua cultura, tipos de materiais e histórias caracteríscas da sua região, o que faz com que cada lugar seja único, especial.

Se vc fosse um aviamento, qual vc seria?
Eu gosto muito de botões. São de diferetes formas, tamanhos, cores, modelos, materiais, são versáteis, úteis e decorativos.

Uma pequena lição de vida:
É melhor se arrepender de ter feito do que de nunca ter tentado. Faça sempre a coisa certa, nunca tire vantagem de uma situação. Nunca passe alguém para tras.
.

Como a internet influencia o seu trabalho?
Só comecei a trabalhar com artesanato por causa da internet! Por saber que nela encontraria lugar para expor e vender meus trabalhos, já que eu não podia trabalhar fora, precisava cuidar da casa e das meninas, a idéia de ter uma loja virtual era muito prática e viável. A maior parte das minhas vendas é feita através da internet.Fiz muitas pesquisas antes de começar e a internet foi meu ponto de partida. Eu nem sabia o que era um blog, foi minha irmã quem me mostrou esse caminho. O que me abriu as portas para muitos tipos de artesanatos que eu nem conhecia.Através da internet e do blog fiz amizades que não existiriam de outra maneira, por causa das distâncias. Troco moldes, dicas e muito aprendizado.

Qual o endereço do seu blog?
http://www.1001feltros.blogspot.com/

18 comentários:

Vanessa Biali disse...

A Luciana é uma artesã talentosíssima. Além de ser muito querida com todos.
Muito sucesso sempre para a Lu e para vocês, Carine e Quiane, por esse espaço tão especial!
Beijos,
Vanessa

Jud disse...

Adorei seus trabalhos e a entrevista.
Belíssimo blog, muito fofo!!!
Estou seguindo.
Sou estreante na blogosfera, me visita no http://jud-artes.blogspot.com/
Bjss
Judite Martins

Wind Zackie disse...

Hai!

legal ver vc por aqui =D

bjos, teteh xD

Lilian Janine disse...

PArabéns pela entrevista, Lu!
Sempre tão querida e atenciosa!

Mirane Mcleslie, Canada, Ontario disse...

Adorei a entrevista como a Luciana!
Tive o oportunidade de conhecer seu trabalho! Eu e minha familia adoramos!
Os meninos estao fazendo uma colecao de dedoches! Cada um mais lindo do que o outro!
A Luciana e uma artista talentosa e muito especial! Super Atenciosa!
Desejo muito sucesso para Luciana e para vcs!
Parabens pela entrevista!

Beijos

Mi

Luciana F. Damiano disse...

Meninas muito obrigada!!
Vocês são uns amores, rsrs.
Sempre me ajudaram em várias etapas dessa vida de blogueira e crafter e estou cada vez mais satisfeita e feliz com as amizades que surgem a cada dia.
Quiane e Carine, obrigada pelo apoio e pela divulgação do meu trabalho.
Beijos
Luciana

erika.tricroche disse...

Parabéns!! Adorei a entrevista e seu blog é o máximo!!! Muito sucesso!!!!
Beijos
Erika

Maria Amélia disse...

Adorei as dicas Luciana. Sou sua fã há muito tempo. bjk. mamélia

Isadora disse...

Eu sou fã da Lu há muito tempo!
Pessoa talentosa e generosa, não é à toa que o 1001 Feltros faz tanto sucesso!
Parabéns!

gordis disse...

Muchas felicitaciones para Luciana, que sigan los éxitos, sus trabajos son preciosos.

Julia Sáddi disse...

Oi Lú!!! Adorei conhecer um pouco mais você e seus trabalhos, amiga!!! Parabéns pelas lindas criações e ainda mais sucesso, depois dessa entrevista maravilhosa. 1 Abraço Carinhoso, Julia Sáddi

Valéria disse...

Oii,
Adorei saber mais da Lu, sou fã dela e dos trabalhos super fofos que ela faz!
Beijos e parabéns pelo blog.
Valéria

Denise disse...

A Lu é uma pessoa maravilhosa, todos seus trabalhos são perfeitos, sem dizer da dedicação com as clientes.Quando recebi minha encomenda com uma cartinha de próprio punho, aquilo foi um diferencial e tanto,já a admirava dai passei a admirar muito mais.Se for falar de todas as suas qualidades este espaço tornasse pequeno. E também gostei de conhecer este blog que valoriza os trabalhos dessas artesãs. Bjs.

Unknown disse...

Oi meninas! Ótima entrevista, amei conhecer um pouco mais da Luciana, o trabalho dela é lindo e criativo!
Beijos!!!

Izabel Biali disse...

Oi Luciana,

Parabéns pela maravilhosa entrevista.
A gente e amiga á poucos meses, assim tive oportunidade de conhece-la mais.
Muito sucesso, teu trabalho e maravilhoso,muito criativo, perfeição e capricho total.
Já aprendi muito, contigo, sou muito grata.
Beijinhos,
Izabel

Pizinha Artesanatos disse...

Lu,

Parabéns pelo talento e dedicação, sua entrevista ficou ótima!
Sou fã da pessoa e da profissional, que vc é, muito sucesso amiga!
Bjs

Joyce

Anônimo disse...

Naveguei no blog da Luciana, e vi a entrevista, gostei muito.Parabéns!

Sonsuz Dekorasyon disse...

çok başarılı ürünler var 1001 keçe takipçisiyim!